O que é Churn Rate? Como funciona?

Em Investimentos e juros por André M. Coelho

Churn Rate ou taxa de cancelamentos é mais um conceito usado no mercado hoje para ajudar na análise objetiva de dados. Ao compreender esses conceitos, analisar certas métricas ajudam a tornar seu negócio muito mais lucrativo, identificando os desafios e problemas que a empresa precisa superar para se tornar mais competitiva e da mais lucros.

Tentaremos explicar o Churn Rate e como ele funciona no mercado.

Qual é o significado de Churn Rate

A taxa de cancelamentos é a porcentagem de assinantes de um serviço que descontinuam suas assinaturas para o serviço dentro de um determinado período de tempo. Para uma empresa expandir sua clientela, sua taxa de crescimento, medida pelo número de novos clientes, deve exceder sua taxa de cancelamentos ou Churn Rate. Essa taxa é geralmente expressa como uma porcentagem. A taxa de churn também é conhecida como a taxa de atrito.

Leia também

O que é o Churn Rate na prática?

Quando uma empresa perde clientes, seu lucro e crescimento podem ser afetados negativamente, dependendo de quão alta é a taxa de cancelamentos. A taxa de cancelamentos é uma consideração importante no setor de serviços telefônicos e celulares. Em muitas áreas geográficas, várias empresas competem por clientes, facilitando a transferência de pessoas de um provedor para outro.

Para ser contado como parte da taxa de cancelamentos, o cliente não precisa necessariamente mudar seu serviço para um provedor diferente; ele só tem que terminar seu relacionamento com o provedor atual. Essa medida é mais valiosa em empresas baseadas em assinantes, nas quais as taxas de assinatura compõem a maior parte da receita da empresa.

Entendendo churn rate

Entenda o churn rate para fazer seu negócio ter mais sucesso entre seus concorrentes. (Foto: blog.chatteron.io)

Rotatividade e taxas de crescimento

Uma empresa pode comparar suas taxas de churn e de crescimento para determinar se houve crescimento ou perda geral. Enquanto a taxa de perda rastreia clientes perdidos, a taxa de crescimento acompanha novos clientes que começam a comprar da organização. Se a taxa de crescimento for superior à taxa de churn, a empresa experimentou crescimento. Quando a taxa de cancelamentos é maior do que a taxa de crescimento, a empresa experimentou uma perda em sua base de clientes.

A partir dessa comparação, uma avaliação deve ser realizada para que a empresa possa estabelecer uma nova estratégia de forma a garantir maiores chances de obter retornos positivos no futuro.

Uma indústria em que as taxas de cancelamentos são particularmente úteis é o setor de telecomunicações. Isso inclui provedores de televisão a cabo ou por satélite, provedores de internet e provedores de serviços de telefonia, tanto fixos quanto sem fio. Como a maioria dos clientes tem várias opções para escolher dentro de uma área geográfica, a taxa de desistência ajuda a empresa a determinar como está avaliando seus concorrentes relevantes. Se um em cada 20 assinantes de uma conexão de internet de alta velocidade descontinuasse seu serviço em um ano, a taxa de cancelamentos anual para esse provedor de Internet seria de 5%.

Taxa de Churn e retenção de talentos

A rotatividade de funcionários dentro de uma empresa também pode ser medida em uma taxa de cancelamentos, pois fornece um método para analisar os padrões de contratação e retenção da empresa. Isso pode ser especialmente útil se a longevidade geral do funcionário dentro de uma empresa for baixa. Quando as estatísticas são examinadas em uma base de departamento por departamento, é possível destacar quais departamentos em particular estão tendo uma rotatividade mais frequente dentro da empresa ou a uma taxa mais alta do que a média da empresa

Como usar a taxa de Churn para investimentos?

Na análise de investimentos, saber a taxa de Churn de uma empresa que depende de assinantes, como as citadas empresas de telecomunicações, auxiliará o investidor a saber quais empresas estão realmente agindo para impedir que a taxa de cancelamentos superem a de novos clientes, mantendo assim um crescimento saudável. É importante ver que altas na taxa de Churn podem significa uma piora nos serviços ou atendimento, o que deve ser analisado de perto para se saber se a empresa está decaindo e assim, decidir se é ou não o momento de reavaliar o investimento realizado.

Como vocês usam a taxa de cancelamentos ou Churn Rate na sua empresa ou investimentos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Dinheiro ou cartão é uma pergunta muito comum nas lojas. A partir desta pergunta e muitas outras, André começou a escrever sobre finanças neste blog. Formado em pedagogia, André é especialista em educação financeira, além de ser consultor financeiro e empresarial. Tem mais de 300 horas de cursos em finanças, empreendedorismo, e orçamento. Há vários anos compartilha seu conhecimento através deste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Dinheiro ou Cartão não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário