Boleto não está registrado, o que fazer?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Quando um boleto é feito ele precisa ser registrado para que o pagamento seja efetuado. O normal é que um boleto, assim que é emitido, já seja registrado. Em algumas situações, no entanto, pode ocorrer do boleto não ser registrado imediatamente, e você receber a mensagem de “boleto não registrado”. Então o que deve ser feito?

O que é um boleto?

É um título de cobrança. Na prática, é um código de barras que te um valor que pode ser pago em qualquer instituição financeira ou estabelecimento até a data de vencimento. Após a data de vencimento, pode haver multa ou juros, de acordo com o tipo de boleto que está sendo pago.

Um boleto pode ser registrado ou ser sem registro. Um boleto registrado é aquele que tem seus dados cadastrados no banco emissor. Já um boleto sem registro não tem essas informações. O boleto registrado acaba sendo mais seguro do que o modelo sem registro.

O que significa boleto não registrado?

Indo um pouco mais em detalhes, um boleto não registrado é aquele que não vai ser processado pelo sistema do banco ou instituição financeira antes de seu pagamento. Assim, a instituição só fica sabendo da emissão do boleto após seu pagamento.

No boleto registrado, o processo de registro dos dados do boleto é feito na mesma hora em que o boleto é emitido.

Boleto não registrado

O boleto não registrado é um problema fácil e simples de resolver. (Imagem: Code Money)

Quanto tempo demora para um boleto ser registrado?

Para um boleto ser registrado, pode demorar algumas horas para o processo ser completo. Para o registro e o processo ser feito de boa maneira, é importante aguardar cerca de 2 horas até o registro do boleto. Normalmente, o boleto é registrado em questão de segundos, mas pode acontecer alguma demora devido a problemas do sistema de um banco ou instituição financeira.

A recomendação, caso não consiga pagar um boleto, é esperar e tentar pagar novamente após o prazo.

Boleto não disponível para pagamento

Esta já é uma questão diferente de um boleto sem registro. Geralmente significa que há indisponibilidade no canal onde a pessoa está tentando realizar a transação. Para resolver o problema, a recomendação é esperar uma ou mais horas e tentar novamente. Caso não funcione, tente usar outro canal para pagamento ou faça a re-emissão do boleto. Se não funcionar nenhuma das opções, entre em contato com a instituição financeira emissora do boleto.

Como saber se um boleto é registrado?

Muitos boletos estão sendo emitidos por golpistas, e isso tem deixado os usuários do sistema financeiro brasileiro com medo. Essas fraudes geralmente são realizadas com boletos não registrados, o que pode deixar muitas pessoas com o pé atrás quando encontram um boleto assim.

Geralmente os boletos fraudulentos são enviados por email, simulando um email verdadeiro de uma instituição financeira ou loja.

Nossa principal dica aqui para evitar o problema é confirmar, no momento do pagamento, o nome do beneficiário do boleto. Confirme se é mesmo a instituição ou pessoa para quem você está pagando o boleto. Veja se o logotipo e informações da instituição emissora do boleto estão corretos. Além disso, só emita o boleto diretamente do site da instituição ou pelo aplicativo, com mais segurança.

Esperamos não ter deixado dúvidas e ter te deixado mais seguro quanto aos boletos registrados e não registrados. Se você ficar com alguma dúvida, é só deixar suas perguntas nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Dinheiro ou cartão é uma pergunta muito comum nas lojas. A partir desta pergunta e muitas outras, André começou a escrever sobre finanças neste blog. Formado em pedagogia, André é especialista em educação financeira, além de ser consultor financeiro e empresarial. Tem mais de 300 horas de cursos em finanças, empreendedorismo, e orçamento. Há vários anos compartilha seu conhecimento através deste site.

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